top of page

PALESTRAS MAGNAS  para reflexão geral da temática central; MESAS reunindo temas dos nossos desafios comuns; SALAS TEMÁTICAS COLABORATIVAS abordando os vários temas estratégicos do Congresso e das nossas ações. 

A partir da construção realizada ao longo dos 3 dias de evento, produziremos um documento com diretrizes, metodologia e indicadores para nortear as nossas discussões.

PROGRAMAÇÃO

*Programação Sujeita a Alterações.

seg18set2023

a partir das 7h30

RECEPÇÃO

CREDENCIAMENTO E ACOLHIDA MUSICAL (RECEPÇÃO)

com a equipe de Serviço Socioeducativo
da Obra Social Dom Bosco

seg18set2023

9h - 9h30

AUDITÓRIO

ABERTURA OFICIAL

(AUDITÓRIO)

e apresentação da Comissão Organizadora
do 4º Congresso de Educação Social e 
Gestão do Terceiro Setor

seg18set2023

9h30 - 10h10

AUDITÓRIO

PALESTRA MAGNA 1 (AUDITÓRIO)

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O CONTEXTO DOS ODSs NO BRASIL

O professor Carlos Alberto de Oliveira nos lembra que o calendário se aproxima rapidamente de 2030 e, contudo, estamos longe de avançar para cumprir as metas do ODS 4, da Agenda 2030 da ONU. Faltam vagas no ensino infantil; a qualidade da educação básica é em sua grande parte abaixo do que se necessita para os desafios da sociedade digital; e o acesso ao ensino pós-secundário e superior continua insuficiente e inadequado. Apesar do avanço na quantidade de smartphones para uso diário, o acesso à banda larga de qualidade não é considerado um direito da cidadania. Assim, o professor Carlos Alberto nos pergunta: ainda é possível cumprir nossos compromissos assumidos para garantir educação de qualidade para todos, com currículos adequados ao mundo digital? Estes serão alguns aspectos a serem abordados nessa primeira Palestra Magna.

seg18set2023

10h10 - 10h50

AUDITÓRIO

PALESTRA MAGNA 2 (AUDITÓRIO)

POR UM PACTO EDUCATIVO GLOBAL PARA O BRASIL

A educação brasileira vive um momento decisivo em 2023. Com o avanço do paradigma tecnológico, com os desmontes de políticas públicas e o enxugamento do Estado pelas políticas neoliberais dos últimos anos, a comunidade educativa é convidada a uma decisiva reação integrada e objetiva. A formação de um Pacto Educativo Global, convite feito pelo Papa Francisco para organizar a sociedade em uma ampla frente de mobilizações em defesa da educação, promove um espaço profícuo para revisão do projeto econômico, político e social dominante e revela a importância de efetivar um humanismo solidário. O educador e sociólogo Eduardo Brasileiro apresentará os desafios para se construir um pacto educativo a partir de leituras populares da realidade da educação brasileira.

seg18set2023

10h50 - 11h10

INTERVALO

com Apresentações Culturais

seg18set2023

11h10 - 12h40

AUDITÓRIO

MESA (AUDITÓRIO)

PACTO EDUCATIVO GLOBAL E O CONTEXTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

RITA MARIA NOVA.png
ANDREIA ALVES MEDIAÇÃO.png

seg18set2023

12h40 - 14h

ALMOÇO

com Apresentações Culturais

seg18set2023

14h - 15h

SALAS TEMÁTICAS (A) - PRIMEIRO PERÍODO

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO (ODSs 4 e 5
-  EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; IGUALDADE DE GÊNERO)

SALA 1 . primeiro período - Em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH -USP)

TEMA: AUTONOMIA E HISTORICIDADE NA EDUCAÇÃO -  DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA

A palestra apresenta os autores e discute a importância do fenômeno histórico, da historicidade e da autonomia dos sujeitos, relacionando-os à educação. Defendo uma educação e ensinos voltados para a formação humana, tendo o estudante como sujeito/observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive. Para isso, ele deve compreender a sua importância como sujeito histórico, que sua aprendizagem é um fenômeno observável e que a sua ação nesta perspectiva é ao mesmo tempo transformadora e fonte de esperança.

SALA 2 . primeiro período - Em parceria com a Metared

TEMA: PROJETO METARED BRASIL E O MULHERES NAS TIC: NO BRASIL E NO MUNDO

Apresentando a Metared e o Grupo de Mulheres nas TIC Internacional e no Brasil. O Objetivo geral do Grupo é promover, ampliar e potencializar a participação das mulheres no campo das TIC nas Instituições de Ensino Superior brasileira, por meio da formação, colaboração e divulgação de seu talento, suas habilidades e suas experiências como elementos de alto valor para o desenvolvimento do conhecimento e da sociedade em geral, tornando visível o seu papel no fortalecimento das Instituições de Ensino Superior.

A CRISTINA METARED.png

SALA 3 . primeiro período - Em  parceria com a Universidade Brasil

TEMA: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL - DESAFIOS E PROPOSIÇÕES

Neste encontro, a Prof.ª Dr.ª Denise Regina reforça que, no contexto atual, torna-se urgente a construção de uma proposta educativa com intencionalidade político-pedagógica e epistemológica, que atenda às reais necessidades dos educandos, considerando-se as diferenças, diversidades, identidades, saberes e que favoreça o efetivo direito a uma educação de qualidade para todos, com uma sociedade mais justa e solidária.

SALA 4 . primeiro período - Em  parceria com o Sebrae

TEMA: APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUALIDADE E SEUS DESAFIOS

Para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira efetiva, é preciso que todos os fatores necessários estejam alinhados de maneira harmoniosa. A palestra visa compreender esses fatores e utilizá-los a favor para a realização de um ensino de qualidade.

SALA 5 . primeiro período - Em parceria com a Universidade Brasil

TEMA: “EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: EDUCAÇÃO DIGITAL PARA TODOS?”

A Educação Digital para Todos desempenha um papel vital na promoção da educação de qualidade e no desenvolvimento inclusivo de uma sociedade, capacitando as pessoas com habilidades relevantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. É um objetivo valioso que deve ser buscado por governos, instituições educacionais e pela sociedade como um todo. Para tanto, a palestra apresenta a importância em abordar alguns desafios, como a infraestrutura de tecnologia, a formação adequada de professores para o uso das tecnologias em sala de aula, questões de segurança e privacidade, e garantir que nenhum grupo seja excluído digitalmente devido a limitações econômicas ou geográficas.

SALA 6 . primeiro período - Em parceria com o Movimento Kaimbé, em São Paulo, e Rádio Acaapesp

TEMA:  IGUALDADE DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DOS POVOS ORIGINÁRIOS

A líder indígena Denilza Santos, da etnia Kaimbé, fala sobre a importância da participação das mulheres nos diversos âmbitos e o direito à educação igualitária para os povos indígenas. Denilza fala ainda sobre agricultura e subsistência e como os indígenas podem contribuir com os seus conhecimentos em atividades agrícolas sustentáveis.

SALA 7 . primeiro período - Em parceria com a Universidade Brasil

TEMA: EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO

A palestra será uma pequena apresentação sobre o Centro de Educação e Cultura Indígena, o CECI. O CECI é uma escola municipal, criada a partir de um projeto elaborado pelos indígenas Guarani que residem na capital paulista.

SALA 8 . primeiro período

TEMA: A EDUCAÇÃO COMO PERSPECTIVA DE DIREITOS

O Prof. Dr. Claudio Oliveira foca na necessidade de entender o processo de luta em prol da consciência para concretizar os direitos humanos e a igualdade de gênero, frente aos desafios e perspectivas da educação no empoderamento de mulheres e meninas, e no respeito aos direitos de uma educação de qualidade, baseada na garantia de direitos fundamentais presentes na Constituição Federal de 1988.

SALA 9 . primeiro período - Em parceria com o SENAC

TEMA: COMO UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PODE CONTRIBUIR PARA A IGUALDADE DE GÊNERO? 

Sob a perspectiva do jeito Senac de educar, Priscila Melotto, Gustavo Messineti e Edlaine Andrade compartilham como as práticas educacionais do Senac podem contribuir para o alcance dos objetivos dos ODS 4 e 5.

SALA 10 . primeiro período - Em parceria com a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e UNISAL - SP

TEMA: O CUIDADO DA "CASA COMUM"

E A URGÊNCIA DA JUSTIÇA CLIMÁTICA À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA DE FRANCISCO CLARA

Imbuído das motivações que emanam de tantos ensinamentos do magistério do Papa Francisco, especialmente nas encíclicas Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020), o advogado Amós Santiago apresenta uma abordagem que visa aprofundar aspectos do movimento que, no Brasil, recebeu o nome de “Economia de Francisco e Clara”, atendendo ao chamado do Papa Francisco direcionado aos jovens economistas e aos diversos pesquisadores que buscam a construção de uma economia a serviço da pessoa, com respeito à questão socioambiental. 

SALA 11 . primeiro período - Em parceria com a UNISAL

TEMA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - FORMAÇÃO PARA A JUSTIÇA E PARA O BEM

O professor e doutor Antônio Wardison fala sobre uma educação de qualidade que deve primar pela formação do homem integral, voltada para o exercício da virtude, para as relações sociais e para o comprometimento da justiça e do bem comum. Tal perspectiva fora conceituada e acentuada por filósofos gregos e desenvolvida, ao longo da história, por demais pensadores e instituições de ensino.

seg18set2023

15h -15h30

INTERVALO

com Apresentações Culturais

SALA 1 . segundo período - Em parceria com o Centro Paula Souza

TEMA: A INTEGRAÇÃO CÍCLICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIEDADE

Em um breve recorte, a professora Sonia Mardelei apresenta o papel da educação técnica e tecnológica na construção de competências profissionais e socioemocionais articuladas às demandas do mercado de trabalho, em um processo cíclico que se retroalimenta, no qual as necessidades de profissionais para atuar no meio produtivo, sejam atendidas na formação dos estudantes que atuarão no planejamento, na liderança ou ainda na operacionalização de recursos e tecnologias. 

seg18set2023

15h30 - 16h30

SALAS TEMÁTICAS (B) - SEGUNDO PERÍODO

EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO
(ODSs 8, 9 e 12 – TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS)

SALA 2 . segundo período

TEMA: CEDESP (CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PRODUTIVO) - 30 ANOS DE HISTÓRIA, LUTA E CONQUISTA

Uma conversa para apresentar a trajetória da construção de uma política pública efetiva para a conquista da autonomia de jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade, na cidade de São Paulo, por meio da formação profissional e do convívio e fortalecimento de vínculos.

SALA 3 . segundo período - Em parceria com o Instituto da Oportunidade Social - IOS

TEMA: PROFISSÃO TI - COMO ENSINAR TECNOLOGIA E CRIAR OPORTUNIDADES PARA AS JUVENTUDES?

Concluir o Ensino Médio no Brasil é uma conquista, visto que as famílias precisam que seus jovens comecem a trabalhar o quanto antes para compor a renda necessária para viver com o mínimo de qualidade. No entanto, só o Ensino Médio não garante uma oportunidade de entrada no mundo do trabalho de maneira formal. Dessa maneira, a formação profissional surge como opção para que as juventudes se aprofundem em conteúdos que o mercado demanda e consigam ingressar em uma oportunidade profissional a fim de apoiar suas famílias e, quem sabe, entrar no Ensino Superior. 

SALA 4 . segundo período - Em parceria com o SENAC

TEMA: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA OS JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO

A partir do desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e emocionais dos nossos jovens, é possível aumentar a qualidade da mão-de-obra no futuro imediato e também iniciar transformações sociais. Partindo desse princípio, conheça a prática do Senac São Paulo para a formação de jovens durante a primeira experiência profissional como aprendizes.

SALA 5 . segundo período - Em parceria com o SENAI

TEMA: EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO - METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

O professor Helio Ribeiro apresenta a “Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP”, que foi desenvolvida a partir do compromisso da instituição em desenvolver a formação profissional para a indústria, com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, fundamentada na metodologia de formação por competências. 

SALA 6 . segundo período - Em parceria com o Centro Paula Souza | INOVA CPS

TEMA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E

A INCLUSÃO DIGITAL - ASPECTOS DO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

E o mercado? Está precisando muito de profissionais de tecnologia. Estudos apresentam números de mais de 300 mil vagas desocupadas em 2024. Assim, se faz muito necessário que Escolas, Organizações Sociais e Empresas se unam para levar tecnologia às juventudes. Mas, outras pesquisas apresentam índices de evasão altíssimos nos cursos de TI. Como resolver esse impasse? O mestre Wellington da Silva aborda estratégias e entrar no contexto das juventudes, para se ensinar com base nas experiências de vida dos jovens.

SALA 7 . segundo período - Em parceria com a Obra Social Dom Bosco

TEMA: ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

O professor e mestre Vagner Roberto apresenta um quadro comparativo das principais práticas psicológicas de aprendizagem (Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sociocultural), além da adequação das novas exigências da gestão do conhecimento e das inovações tecnológicas nos meios de produção. 

SALA 8 . segundo período - Em parceria com o Instituto Federal - Campus São Paulo

TEMA: A CULTURA DA INOVAÇÃO NO IFSP

A criação da Agência de Inovação no Instituto Federal de São Paulo possibilitou uma melhor interface entre a instituição e outros atores da sociedade, tais como: empresas, hospitais e outras instituições de pesquisa. A formalização de um processo claro que permite o envolvimento de pesquisadores e estudantes no desenvolvimento de soluções para problemas colocados por essas instituições permitiu que diversos projetos fossem desenvolvidos, possibilitando um enriquecimento na formação dos estudantes. Na palestra, o professor e doutor Alexandre Brincalepe descreverá as experiências feitas no Laboratório de Controle Aplicado do Campus São Paulo e apresentará resultados colhidos até o momento de alguns dos projetos descritos.

SALA 9 . segundo período

TEMA: O MUNDO DO TRABALHO X EXPECTATIVAS DOS JOVENS

Rita Puosso fala sobre o “Mundo do Trabalho” e suas implicações no tripé da sustentabilidade: ambiental, econômica e social; sobre as Profissões do século XXI e a formação escolar; e sobre o uso da Inteligência Artificial Planejada nas escolas.

SALA 10 . segundo período - Em parceria com o Centro Paula Souza

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO AMBIENTE ESCOLAR

Com a necessidade da existência de um Projeto de Saúde, Segurança e Higiene no ambiente escolar se pensou importante conscientizar toda a comunidade escolar para a existência do mesmo. O objetivo deste trabalho é implantar um projeto de Saúde, Segurança e Higiene em ambiente escolar a fim de minimizar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais com discentes, docentes e funcionários de uma Instituição Pública de Ensino de acordo com as Normas Regulamentadoras.

com JUMARA.png
com CARLA MACHADO NOVO.png
A ALICE SOUZA.png
3 VAGNER.png

SALA 11 . segundo período - Em parceria com a Intel e a Associação Brasileira de Educação a Distância

TEMA: INTEL® SKILLS FOR INNOVATION

A iniciativa Intel® Skills for Innovation (Intel® SFI) está relacionada com a formação de educadores para que adotem tecnologias e possam criar experiências de aprendizagem inovadoras, que envolvam ativamente os estudantes em todos os ambientes de aprendizagem: virtuais, presenciais ou combinados. Intel® SFI inspira tanto educadores quanto estudantes para que atinjam todo seu potencial mediante uma abordagem baseada na tecnologia e nas habilidades, oferece orientações para que desenvolvam suas capacidades para maximizar os resultados da aprendizagem, e prepara os estudantes para um mundo em constante mudança e dominado pela tecnologia.

A WAGNER APARECIDO.png
com RITA MARIA NOVA.png
A NAMBU.png

SALA 12 . segundo período - Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo

TEMA: DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS PARA O FUTURO DO TRABALHO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo promove a formação profissional e o desenvolvimento humano por meio dos seus equipamentos de apoio e atendimento gratuito ao trabalhador, programas e parcerias que visam a empregabilidade e a qualificação profissional nas áreas mais requisitadas no mercado de trabalho, tendo como preocupação, também, ações que garantam mais equidade para mulheres, negros e outros grupos, promovendo a autonomia financeira e a empregabilidade de todos. Atenta às vocações da capital paulista para a economia criativa, tecnologia, sustentabilidade, entre outros, a Secretaria tem investido no desenvolvimento de plataformas e novos programas, alinhados às tendências de mercado, que possam garantir mais oportunidades de trabalho e geração de renda.

seg18set2023

16h30 - 17h

ENCERRAMENTO

com Apresentações Culturais

bottom of page